Histórico do Município

Histórico do Município

HISTÓRICO DO MUNICÍPIO

O Município de Segredo tem a origem do seu nome do assassinato de Abel Batista da Silva, proprietário de glebas de terras da região que casado com Maria Francisca da Silva foi morto em fevereiro de 1881 a golpes de machado por seu empregado Salvador Carvalho e um escravo de novo Benjamim. O crime ocorreu em um paiol onde se localiza o campo de futebol do Internacional da Sede, no perímetro urbano do município. Após o homicídio o corpo foi jogado no arroio logo abaixo do local do crime. Dias depois alguns pescadores encontraram um cadáver. Salvador Carvalho e o escravo Benjamin foram condenados pelo crime, no entanto nunca foi provado que o cadáver tenha sido mesmo o de Abel Batista da Silva e o motivo do crime não foi descoberto. Apenas existia uma suspeita sobre um possível caso amoroso entre Maria Francisca da Silva e Salvador. O arroio, onde apareceu o corpo ficou cognominado de "Arroio Segredo", dando origem ao nome da localidade. Ficção ou realidade o certo é que o fato ficou marcado na memória do povo, fortalecida pela tradição oral.

 

EMANCIPAÇÃO

A Formação Administrativa Distrital criada com a denominação de Segredo (ex-povoado) pela Lei Municipal nº 10 de 01 de junho de 1956, subordinado ao município de Sobradinho deu origem ao atual município de Segredo.

Elevado à categoria de município com a denominação de Segredo, pela Lei Estadual nº 8591, de 05 de maio de 1988, alterada pela Lei Estadual nº 9002, de 11 de janeiro de 1990, desmembrado dos municípios de Sobradinho e Soledade. A Sede ficou instituída no antigo distrito de Segredo (município de Sobradinho). Sua instalação aconteceu em 1º de janeiro de 1989.

O território de Segredo é constituído por 03 distritos: Bela Vista (município de Soledade), Vila Tamanduá e Segredo (município de Sobradinho). Pela Lei Municipal nº 342, de 21 de dezembro de 1992, foi criado o distrito de Serrinha Velha e anexando ao município de Segredo.

Em divisão territorial datada em 2001, o município é constituído de 04 distritos: Segredo, Bela Vista, Tamanduá e Serrinha Velha. Permanecendo em divisão territorial até os dias atuais.

FATO HISTÓRICO

Das sombras de Soledade ao Segredo de Hoje: “A História dos Barbudos”

 Movimento dos Monges Barbudos em Bela Vista, hoje distrito de Segredo , na época, 6º Distrito de Soledade.

O movimento sócio-religioso dos Monges Barbudos ocorreu em Soledade (RS) entre os anos de 1935 e 1938, com raízes messiânicas e populares. Teve origem após Deca França (André Ferreira França) receber, segundo os relatos, a visita do Monge João Maria, figura mística da religiosidade popular do sul do Brasil. O monge teria lhe confiado uma missão espiritual: rezar, cuidar dos doentes com ervas medicinais e propagar a fé.

A partir disso, Deca França começou a reunir pequenas famílias de colonos, pessoas humildes e profundamente religiosas, em encontros de oração. O grupo era devoto de Santa Catarina e Santa Teresinha, e entre os seguidores havia duas moças que eram identificadas como representações vivas dessas santas, fato esse que os trouxe até a Igreja Santa Catarina de Bela Vista. A prática do grupo era voltada à oração, à caridade,  ao cuidado espiritual e físico e à preservação da Natureza. Não há registros na literatura de qualquer prática de violência ou maldade associada a eles.

Durante a Semana Santa de 1938, o grupo — que já somava mais de mil pessoas — dirigiu-se à Capela Santa Catarina, no 6º distrito de Soledade, a localidade de Bela Vista, para aguardar o retorno do monge João Maria, em um momento de grande expectativa espiritual. No entanto, a chegada de um grupo tão numeroso, com características incomuns na época, ( barbas e cabelos longos) e comportamento místico, gerou medo e desconfiança em parte dos moradores locais, que acionaram as autoridades.

A repressão veio de forma violenta. Policiais enviados de Sobradinho e Soledade cercaram a comunidade, não aceitaram a crença dos barbudos e agiram com brutalidade. O resultado foi um massacre, com mortes e perseguições dentro e nos arredores da igreja. Muitos seguidores fugiram para as matas, outros foram presos ou mortos. O líder do movimento, Deca França, conseguiu escapar, mas foi capturado dias depois e assassinado pelos policiais.

Esse episódio violento ocorreu em meio à consolidação do Estado Novo (1937), quando o governo de Getúlio Vargas usou o aparato policial para reprimir movimentos populares considerados subversivos. Os Monges Barbudos foram injustamente acusados de comunistas, o que legitimou a repressão política. A pesquisa histórica recente defende que esse movimento não pode ser visto apenas como exótico ou religioso, mas sim inserido em um contexto político e social maior, marcado por tensões entre o governo federal e lideranças locais, como Flores da Cunha, ex-interventor do estado.

Hoje, o episódio permanece como um marco da repressão aos camponeses do interior do Rio Grande do Sul e da intolerância diante de manifestações religiosas populares. Pesquisas baseadas em documentos policiais, eclesiásticos, processos criminais e imprensa da época ajudam a lançar luz sobre esse capítulo pouco conhecido da história regional.


Secretaria Municipal de Assistência Social -CRAS

Árvore Símbolo do município

Flor Símbolo do município

MASCOTE do Município de Segredo Imagem original

Slogan da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Turismo

Brasão oficial do Município estilizado e usado atualmente

Brasão do Município de Segredo criado em março de 1989

Capela Santa Catarina-1938

Monge São João Maria- Líder Messiânico