Notícias
Notícias
Secretaria de Administração

Reunião marca avanço na criação de rede de apoio à famílias de crianças autistas

O planejamento dos encontros já está em fase de organização, com detalhes ainda a ser definidos.

17 de Março de 2025 - Publicado às 15:00

Na última sexta-feira, 14 de março, um importante encontro foi realizado para fortalecer o suporte às famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Município de Segredo. A coordenadora da Educação Especial, Márcia Giehl Ecke, e a assistente social Valéria da Maia se reuniram com a equipe do TEAcolhe Macro Vales, de Cachoeira do Sul representados pela coordenadora do Macro Vales Fernanda Reichert e a fisioterapeuta Vanessa Moura.

Durante a reunião, foram discutidas estratégias essenciais para a formação contínua de profissionais de diversas áreas, com o objetivo de garantir uma abordagem integrada e eficaz no atendimento a crianças com TEA. O trabalho colaborativo entre as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social foi destacada como fundamental para um atendimento mais especializado e humanizado, promovendo ações coordenadas entre os profissionais envolvidos.
Um dos pontos-chave do encontro foi o alinhamento de estratégias para a construção de uma rede de apoio às famílias de crianças autistas. O planejamento dos encontros já está em fase de organização, com detalhes ainda a ser definidos. A assistente social Valéria da Maia, responsável pela organização do grupo de apoio às mães, enfatizou a importância da sensibilização das famílias para a participação ativa neste processo.
De acordo com Márcia Giehl Ecke, coordenadora da Educação Especial, os encontros da rede de apoio estão previstos para iniciar no mês de abril. A escolha da data para o início das atividades visa estimular as ações alinhadas à campanha "Abril Azul", dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista.
A equipe do TEAcolhe Macro Vales tem mostrado uma parceria fundamental nesse processo, contribuindo de maneira decisiva para a construção da rede de apoio e fortalecendo o compromisso da administração municipal no suporte e apoio ás pessoas e familiares com Transtorno do Espectro autista (TEA).