BRASÃO do MUNICÍPIO
O Brasão do Município foi instituído pela Lei Municipal 024/1989 com as seguintes características:
- Coroa Mural com quatro torres postas na parte superior do Brasão é simbolo universal, que representa grandeza, glória e o esplendor do povo Segredense.
- Nos lados externos do Brasão estão representados os produtos agrícolas de maior expressão: feijão à direita do Brasão e o fumo de folha de corda a esquerda do mesmo.
- Abaixo do Brasão uma faixa branca ostentando o nome do município, bem como a data de emancipação política administrativa.
- As mãos dadas - sinal de presença do ser humano, representam a união das comunidades em torno da luta emancipacionista. Simbolizam também paz, fraternidade e a hospitalidade do povo Segredense.
- O sol , em ouro, representa as riquezas existentes.
- Logo acima, uma configuração do solo, dobrado e cultivado que forma a maior parte das terras do Município, onde emerge um monumento em homenagem ao pequeno agricultor e, também, aos imigrantes italianos que foram os primeiros desbravadores.
- Na parte central está o Arroio Segredo, que conforme a história, deu origem ao nome do Município, por causa de um crime acontecido nas redondezas, onde o cadáver teria sido ocultado em suas águas.
- Os morros com vegetação e matas nativas, representadas na cor verde, significam: vida, esperança e prosperidade.
- O azul representa a grandeza infinita do povo Segredense.
MASCOTE - SEGREDITO
Instítuido como mascote do município através da Lei Municipal 1.729 de 27 de novembro de 2007 com as seguintes características:
O mascote é uma CHAVE, porque uma chave pode guardar muitos segredos e este guarda o segredo que envolve o nome do município. Possui as cores: verde, amarelo, preto, branco e vermelho.
O mascote do municípioinstituido por esta Lei poderá ser usado em papéis , documentos e Flâmulas oficiais do Município ou em promoções que divulgue o município ou de outras formas quando autorizado expressamente pelo Prefeito Municipal de forma legal.